terça-feira, 8 de março de 2016

Maçadeiras

Via "Diário da Alecrim Dourado Formação Musical"


Maçadeiras


No ciclo de trabalho com o linho, tudo inicia com o plantio no mês de março. No verão português (entre junho e setembro), passa-se à arrinca, literalmente arrancando o linho da terra para preservar as fibras do caule. As próximas etapas são o trabalho com o ripo, escova de ferro que elimina as sementes, e o empoçamento, ou seja, duas semanas em que o linho fica submerso em água corrente. Depois que as fibras ásperas são separadas do material mais nobre com auxílio de um instrumento chamado espadela, chega, então, a etapa da maça: o instrumento de madeira é utilizado para amassar o linho, que por fim será sedado, ou seja, transformado em uma fina seda, e fiado.


Por conta desta característica artesanal de trabalho, a música "Maçadeirasé um exemplo de o que os musicólogos chamam de canto de trabalho, ou seja, uma canção entoada pelas trabalhadoras enquanto maçam o linho. Isso fica visível principalmente na segunda estrofe da letra (em itálico):


Este linho é mourisco 
A vista dele enamora
Quem aqui não tem amores
Tira'o chapéu e vai s'embora

Ai lalila ai lalela 
Ai lelaló meu bem
Regala te meu amore
Regala te passa bem

Ó minha mãe dos trabalhos
Para quem trabalho eu
Trabalho mato meu corpo
Num tenho nada de meu

Maçadeiras lá de baixo 
Maçai-me meu linho bem
Não olheis para o portelo
Que a merenda logo vem

Nenhum comentário: